Ave Mandarim

Características gerais

   Se não tem muita experiência na criação de aves, então os mandarins são a espécie ideal para si. São pássaros baratos, muito resistentes, fáceis de criar e de reprodução fácil. Ao comprar, não escolher pássaros muito sossegados, os mandarins são animais muito irrequietos, se estiverem estáticos a um canto é porque estão doentes. Não devemos ter os animais sozinhos em gaiolas, porque estas aves gostam de viver em colónias.
   O mandarim é uma ave muito rústica e dificilmente fica doente. Em situações adversas e de stress, costuma arrancar penas do corpo, o que faz também na falta de material para fazer o ninho. São grandes criadores, cuidam muito bem dos filhotes e reproduzem com muita facilidade. São pássaros que podem ser misturados com outras espécies não agressivas e podem ser criados em colónias sem problemas. A identificação sexual pode ser feita pelo canto do macho, pelo bico, pelas cores e flancos.
   O diamante mandarim, é um pássaro granívoro, por isso deve ser alimentado com uma mistura de sementes, 30% alpista, 70% de painço, mistura esta que deve ser soprada e reposta todos os dias, verduras como almeirão, espinafre, ou chicória devem ser fornecidas pelo menos uma vez por semana, farinhada é essencial para a boa saúde do pássaro e deve ser servida e trocada todos os dias, especialmente na época de reprodução e muda de penas, também devemos servir osso de siba, ou casca de ovos de galinha torrada por 20 a 30 minutos e triturada, os dois produtos são fontes de cálcio essenciais para os pássaros principalmente na época da postura, quando e especial as fêmeas precisam de reposição de cálcio. Para completar, uma tigela de areia de rio lavada, deve ser deixada a disposição dos pássaros, a areia é um elemento muito importante para a saúde dos pássaros. É óptimo para a higiene e para mantê-los em boas condições de saúde, pois contém minerais, cálcio e auxilia na digestão das aves.

Melhor local para os pássaros viverem

   Os mandarins podem viver em gaiolas ou em aviários, no interior ou no exterior. No entanto, deve-se evitar expor os pássaros à chuva e a correntes de ar. Os mandarins preferem ambientes com muita luz natural e sentem-se bem com temperaturas entre os 5 e os 30º C. Na criação a temperatura deverá ser de pelo menos 15º C. Se pretender ter estas aves dentro de casa, utilize uma gaiola de dimensões nunca inferiores a 60*40*40cm (comprimento, altura, profundidade), para a criação deverá utilizar gaiolas maiores (110*50*40).

Comida

   Deve-se trocar a água diariamente, como todas as aves apreciam água fresca. Para a alimentação deve-se utilizar mistura de sementes para mandarins (a venda em qualquer loja da especialidade). Sempre que limpar a gaiola (uma vez por semana), deverá colocar areia (com minerais) no fundo da gaiola, como as aves não tem dentes, a areia no estômago ajuda a digestão. Uma vez por mês ou sempre que notar que o pássaro está debilitado, deverá misturar vitaminas na água. Complementar a alimentação com maça, banana, cenoura, espinafres e ovos.
   A água do bebedouro deve ser trocada diariamente. E como adoram tomar banho, você pode colocar na gaiola uma pequena banheira de cerâmica para que eles possam se divertir, tendo o cuidado de trocar igualmente essa água todos os dias. A água, nesse caso, também ajuda a manter a unidade necessária para que os ovos choquem. Da mesma forma, a gaiola e o poleiro devem estar bem limpos. A bandeja precisa ser limpa com intervalos de um dia e o poleiro uma vez por semana.

Cuidados básicos

   Evitar pegar nos animais, visto serem muito frenéticos e pouco amistosos. Quando for necessário pegar nos pássaros, deve-se faze-lo na escuridão, para evitar que os pássaros fiquem excessivamente cansados. Caso o macho seja mau, deve-se comprar um brinquedo, para ele descarregar a raiva no brinquedo e não na fêmea. Sempre que detectarmos uma ave está doente, devemos:
   - Afasta-lo imediatamente dos outros.
   - Colocar a ave num ambiente quente.
   - Colocar a comida e bebida no fundo da gaiola.
   Cortar as unhas às aves, caso estejam grandes. Os mandarins passam a noite no ninho. Os mandarins preferem os ninhos fechados com um buraco no meio. Colocar o ninho num sitio alto, se ao fim de dois a três meses os pássaros não gostarem do ninho o melhor é substitui-lo. Deve-se colocar jornal no fundo da gaiola, para alem de facilitar a limpeza os pássaros gostam de brincar com ele.

Criação

   Colocar apenas um casal em cada gaiola. O macho constrói o ninho. A fêmea põe um ovo por dia, a postura pode ir de 3 a 8 ovos. Idade de reprodução começa aos 9 meses, o ideal é iniciar com um ano de idade. Material para construção do ninho Capim barba de bode e a grama japonesa, grama negra, ou sisal.
   O macho e a fêmea fazem a incubação dos ovos. Ao fim de 12 a 16 dias as crias nascem, se nada acontecer ao fim de 20 dias, devem ser retirados os ovos do ninho.
   - Incubação à 14 dias
   - Colocar anilha à 8 dias
   - Deixam o ninho à 21 dias
   - Comem sozinhos à 4 semanas
   - Nascem as penas adultas à 5 a 6 semanas
   - Deve-se identificar as crias com anilhas, para não cruzarmos irmãos.
   - Instalações: Gaiola de metal, com 40cm de altura x 50 de comprimento x 30 de profundidade.

   Pode acontecer que a fêmea inicie nova postura sem ainda separarmos a anterior criação. Neste caso e se a situação se repetir por duas vezes, devemos separar o casal para recuperarem energias.
   Quando as crias nascem deve-se alimentar os pássaros com uma papa de criação (à venda em lojas da especialidade). Limpar os ninhos após separar-se as crias do pais.

Cores

   Cinza ou Zebra (corpo cinza-amarronzado com branco, listras negras na cauda e, só no macho, listras pretas e brancas na garganta, marcações alaranjadas nos lados da face e pintinhas brancas nos flancos.
   Canela, Prateado, Ágata (Canela com bordas das penas grandes em branco), Mascarado (bege bem claro), Dorso Pálido (Cinza-claro), o Branco e o Albino (olhos vermelhos).
   Mutações: com bico amarelo (o original é vermelho), Cinza de Bochechas Negras ( o mais raro); Peito Negro; Peito Laranja; Bochecha Castanha; Phaeo (creme claro com ponta das penas em tom mais forte), Creme; Pingüim (capa preta com o corpo branco ou prateada com branco.

Fonte :http://davidexoticos.com.sapo.pt/mandarins.html